Olavo Amaral

Foto - Olavo Amaral

Olavo Bohrer Amaral é médico formado pela Universidade Federal do Rio grande do Sul (2002), especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (2006) e doutor em Bioquímica (2007) pela mesma universidade. Suas linhas de pesquisa incluem modelos teóricos e experimentais de modificação de memórias aversivas, o estudo das interações entre a neurociência e o diagnóstico psiquiátrico, e uma série de iniciativas para a melhora da confiabilidade da literatura científica. Dentre estas, destaca-se a Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade, um esforço multicêntrico de replicação sistemática de experimentos da ciência biomédica brasileira. É embaixador da ASAPbio, organização dedicada a promover a transparência e acessibilidade de resultados de pesquisa nas ciências da vida, e coordenador do No-Budget Science. Como escritor, é autor dos volumes de contos Dicionário de Línguas Imaginárias (Alfaguara, 2017), Correnteza e Escombros (7Letras, 2012) e Estática (IEL-RS, 2006), e atualmente trabalha em um livro de não-ficção sobre as relações entre ciência e mercado na definição das fronteiras do diagnóstico médico. Mais informações em http://olavoamaral.com.

Veja o Currículo Lattes

Redes sociais

Grupo de Pesquisa

Kleber Tulio de Almeida Neves Jr. (pós-doutorado)

Pesquisador associado à Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade (reprodutibilidade.bio.br), patrocinada pelo Instituto Serrapilheira e com base no Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É doutor em Ciências Morfológicas (Neurociências) pela UFRJ (2018) e biomédico pela mesma universidade (2013). Tem interesse e experiência nas áreas de evolução e desenvolvimento do sistema nervoso e da cognição. Tem também experiência com divulgação científica e política de pós-graduação, com ampla atuação institucional, em sociedades científicas e em organização de eventos. Atualmente, seus interesses se viraram para questões de meta-ciência – estatística e design experimental, reprodutibilidade -, utilizando ferramentas de síntese – revisões sistemáticas e meta-análise – e computacionais – redes complexas, modelos baseados em agentes e simulações. Contato: kleber.na arroba gmail ponto com

Ana Paula Wasilewska Sampaio (pós-doutorado)

Possui mestrado e doutorado em Bioquímica, pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou pos-doc do Centro Internacional de Pesquisa e Ensino – Fundação Antônio Prudente, sendo supervisionada pela Dra. Vilma Martins. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Neuroquímica com análise de diversos processos celulares, como neuritogênese e sinalização intracelular, além dos seguintes temas: comportamento, memória e aprendizado de roedores e modelos in vivo de crescimento tumoral do sistema nervoso central. Desenvolveu projeto de pesquisa onde avalia a interação de ligantes a receptores neuronais e o possível papel neuroprotetor dessas interações na Doença de Alzheimer. Atualmente é pos-doc na Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade, sendo supervisionada pelo Dr. Olavo Amaral.

Clarissa França Dias Carneiro (doutorado)

Estudante de doutorado do programa de Química Biológica no Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis na Universidade Federal do Rio de Janeiro e farmacêutica formada pela mesma instituição. Possui experiência nas áreas de confiabilidade científica, neurobiologia da memória, comportamento, bioestatística. Atualmente possui projetos com foco na avaliação da consistência e confiabilidade da literatura científica, através de avaliação de estratégias de síntese estatística de pesquisa básica e avaliação da qualidade de preprints nas ciências biomédicas. Além disso, é parte da equipe coordenadora da Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade.

Felippe Espinelli Amorim (doutorado)

Possui graduação em Ciências biológicas modalidade Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biologia de sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Isquemia Cerebral Focal, EEG, e Entropia de Permutação. Atualmente é aluno bolsista (CNPQ) de Doutorado pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis.

Pedro Batista Tan (aperfeiçoamento nível superior)

Graduado em Biomedicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi aluno de iniciação científica no Laboratório de Neurodesenvolvimento e Neurodegeneração (LNN) orientado pelo professor Rodrigo Alves Portela Martins no Programa de Ciências Morfológicas (PCM) da UFRJ, desenvolvendo projetos de pesquisa de iniciação científica na área de sinalização de estresse replicativo e danos de DNA e o papel da proteína ATRIP (ATR-Interacting Protein) no desenvolvimento do sistema nervoso central. Atualmente atua na Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade, sendo responsável pelo desenvolvimento de mercados de predição.

Victor Gabriel de Souza Queiroz (iniciação científica)

Atualmente é graduando (bacharelado) do curso de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciação Científica atual no Núcleo de Neurobiologia da Memória e Confiabilidade Científica (IBqM – UFRJ). Experiência laboratorial prévia no Laboratório de Inflamação (IBCCF – UFRJ).

Renata Lanes Chapot (iniciação científica)

Graduanda em biofísica. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia, e atua em projeto relacionado à percepção de gráficas por cientistas da área biomédica.